Muitas pessoas que começam a usar álcool ou drogas acreditam que conseguirão parar a qualquer momento. No entanto, a dependência química é uma doença complexa que tira o controle sobre o consumo. Essa perda de controle pode levar a um aumento progressivo das doses e, em casos graves, a uma overdose.

Para as famílias, a dúvida é: a internação é sempre necessária? A resposta, embora complexa, geralmente aponta para a internação como a opção mais segura para garantir a desintoxicação e a recuperação.

Por que a internação é necessária?

Uma pessoa com dependência química não consegue simplesmente parar de usar a substância por conta própria. A dependência altera a forma como o cérebro e o corpo funcionam. Quando o uso é interrompido, o corpo entra em um estado de abstinência, que pode ser perigoso e doloroso.

O processo de desintoxicação traz consigo uma série de sintomas físicos e psicológicos intensos, como:

  • Ansiedade e agressividade;
  • Dores no corpo e dores de cabeça;
  • Tremores e inquietação.

Dependendo do tipo de droga e do tempo de uso, a crise de abstinência pode ser ainda mais severa, exigindo acompanhamento médico e, em alguns casos, intervenção com medicamentos para estabilizar o paciente. A internação oferece um ambiente seguro e monitorado 24 horas por dia, essencial para que essa fase crítica do tratamento seja realizada com sucesso.

Como saber se a internação é indicada?

A necessidade de internação é avaliada caso a caso, mas existem sinais claros de que a dependência já se instalou. Se você suspeita de um quadro de dependência, um teste simples pode ajudar a identificar a condição: tente ficar sem a substância por alguns dias ou semanas.

Se você consegue ficar sem o uso por um período prolongado sem sentir desconforto físico ou psicológico, a dependência pode ainda não ter se instalado.

Se você sente ansiedade, inquietação, tremores ou outros sintomas que só desaparecem com o uso da substância, é um sinal de que a dependência química já está presente e o corpo manifesta uma crise de abstinência.

O acompanhamento profissional é fundamental para determinar o melhor caminho. No Instituto Lossurdo, nossa equipe de profissionais está pronta para oferecer a ajuda e o suporte necessários para a recuperação. Clique aqui para entrar em contato conosco.

Posts Relacionados

5 de agosto de 2025

Como o Exercício Físico Ajuda no Tratamento da Dependência Química?

A dependência química costuma vir acompanhada de um abandono

4 de agosto de 2025

Os Efeitos da Cocaína no Organismo: O que Você Precisa Saber

A cocaína é uma das drogas mais perigosas e

Postar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *